segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ESQUETE DE PÁSCOA

Pai e Filho conversam sobre os símbolos da Páscoa que nos lembram a vitória de Cristo.

Personagens: Pai, Filho e pessoas para levarem os cartazes.
 

(Pai e Filho entram na igreja e começam a conversar. À medida que o pai vai explicando os símbolos da Páscoa, crianças vão trazendo cartazes onde estão (bem grandes) os símbolos. Os cartazes são fixados ao redor (nas paredes) da igreja e permanecem durante toda a época de Páscoa).
PAI: Olha só, filho, quanta gente na igreja!
FILHO: Claro, pai, hoje é dia de Páscoa.
PAI: Isso mesmo, todo mundo quer comemorar a ressurreição de Cristo!
FILHO: Pai, na época da Páscoa tem muito chocolate em forma de ovo e de coelho. A igreja usa o ovo e o coelho?
PAI: Sim, meu filho, são símbolos da Páscoa.
FILHO: Mas... por quê? Coelho não bota ovo!
PAI: Mas cada um destes símbolos tem o seu significado. O coelho (entra uma criança trazendo o cartaz com o desenho de um coelho), que é conhecido por sua fertilidade, acabou sendo símbolo da vida por ter muitos filhotes, por se multiplicar rapidamente. A mensagem da ressurreição de Jesus também deve rapidamente ser espalhada a todas as pessoas. O coelho é símbolo da páscoa porque Deus quer dar vida a muitos através da mensagem da salvação em Cristo Jesus.
PAI: Já o ovo (entra uma criança trazendo o cartaz com o desenho de um ovo), apesar de parecer tão sem vida, guarda em seu interior uma nova vida que vai surgir. Quando Jesus foi colocado no túmulo, muitas pessoas pensaram que ele tinha sido derrotado. Tudo estava perdido! Mas ele ressuscitou nos concedendo esperança de uma nova vida!
PAI: Mas sabe, filho, além do coelho e do ovo, existem também outros símbolos. A Borboleta, por exemplo. (entra uma criança trazendo o cartaz com o desenho de uma borboleta). A borboleta começa a sua vida sendo uma lagarta e depois se torna um casulo, parecendo até que morreu. Mas depois de alguns dias, este casulo, que parece algo morto, vira uma bela borboleta cheia de vida. Por isso a borboleta é um símbolo da Páscoa. Este símbolo fala da ressurreição de Cristo e lembra que todos os que crêem em Jesus, mesmo morrendo, um dia vão ressuscitar e terão uma nova vida com Deus no céu.
PAI: O lírio (entra uma criança trazendo o cartaz com o desenho de um lírio) é um outro símbolo da vitória de Cristo sobre a morte, pois um bulbo, que parece não ter vida, é plantado na terra e dele cresce um belo lírio. Desta mesma forma, nossos corpos sepultados brotarão para a vida eterna em Cristo Jesus.
PAI: Outro belo símbolo da Páscoa é o túmulo vazio (entra uma criança trazendo o cartaz com o desenho de um túmulo com a pedra removida). O túmulo normalmente lembra a morte, mas este túmulo está vazio. Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou pela nossa salvação. Cristo venceu a morte por nós e esta vitória também é nossa. Existe uma esperança de vida para todos nós, a esperança da vida eterna.
PAI: Todos os símbolos da Páscoa vão lembrar da vitória de Cristo sobre a morte. Jesus veio ao mundo para sofrer e morrer por nós, mas não ficou derrotado, ele vive e está conosco. Jesus veio trazer alegria e paz ao mundo, veio trazer a salvação eterna.
FILHO: Legal pai! Agora já sei mais um pouco sobre a páscoa! Sempre que eu ver estes símbolos vou lembrar do que Cristo fez por mim e por todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário