sábado, 4 de setembro de 2010

AS LIÇÕES QUE O RELÓGIO NOS DÁ

(Para Culto do lº Aniversário)


Faça um bonito relógio de isopor, bem criativo, bem enfeitado, com uma abertura no meio, redonda, para colocar a máquina por dentro; e por fora, os ponteiros
.
• Faça números de um a doze, bem criativos,
mas bem visíveis, para ir colocando à medida que
for falando.
• Coloque na mesa, e vá mostrando vários tipos
de'relógios: de bolso, despertador, de pulso, (uns
cinco).
• Distribua os textos bíblicos, para que haja par-¬
ticipação, entre pessoas que leiam bem. Para que a
mensagem do texto fique gravada.

Existem vários tipos de relógios: de pulso, de bolso (vá mostrando). O relógio nos ensina a todo o momento a contar as horas. A criança também, à medida que vai crescendo, gosta de dar demonstrações que já sabe contar. Conta errado, mas muito engraçadinho: um, dois, oito, quatro. Assim ela vai demonstrando, o seu desenvolvimento.

Hoje, nós vamos aprender quais as lições que o relógio nos dá, quando festejamos o primeiro aninho de (Nome da criança) (Todos Recitam: Salmo 90.12)- "Ensi¬na-nos a contar os nossos dias de tal maneira, que alcan¬cemos corações sábios."

1a LIÇÃO: - O relógio nos ensina a contar o tempo, a marcar o tempo. (Eclesiastes 3.1). Este texto nos diz,


que há tempo para tudo: tempo para o banho, para o alimento, para o suco, para a papinha, para dormir, ver televisão, estudar...
A criança é um reloginho. E o próprio, que nos lem¬bra a todo instante do que teremos de fazer. Quem não sabe que quando está enjoadinha, chorando, é porque está com sono e é hora de dormir? As vezes não quer nem mamadeira. Só dormir.

2a LIÇÃO: - O relógio está sempre trabalhando. Em movimento. E quando não está, nós cobramos. Nos preocupamos em lhe dar corda, ou mandá-lo para o conserto. A criança também está sempre em movimento. Está sempre se desenvolvendo, descobre uma novidade. Por exemplo: o bebé descobre que, chorando, é atendido rapidinho. Depois descobre as mãos, os pés, que pode sentar, andar. E quando isto não acontece, a mamãe se preocupa em levá-lo ao conserto. Ao médico. Como o relógio, a criança está sempre fazendo um barulhinho. O barulho do relógio é: tic-tac, tic-tac... Alguns fazem até um barulhão quando batem a hora, como o de parede; ou despertam, como o de pulso. Mas sempre chamam a nossa atenção. A criança quando não está fazendo barulho, se não estiver dormindo, nos deixa preocupadas. E aí, corremos: está muito silêncio.... O que está havendo? Silêncio é sinal de arte. Coisa errada. O barulho da criança é o seu desenvolvi¬mento. Ela se desenvolve seguindo o exemplo. Ela imita. Lucas 2.52 (todas), fala de um adolescente que se sentia bem na igreja. Jesus. Até se esqueceu da hora de voltar para casa.



Qual a melhor hora de se levar a criança para a igreja? A Bíblia diz que os pais de Jesus o levaram à igreja com quarenta dias de nascido, para o apresentar a Deus, e como era costume da lei judaica. E Jesus continuou indo à igreja com os pais. Qual a melhor idade de se levar a criança para a igreja? Depois de dois anos? Agora é bebé e me cansa. Atrapalha o culto (às vezes pensamos assim).
A criança gosta e se habitua com o ambiente da igre¬ja, e aprende, no lugar certo, a servir a Deus.

3a LIÇÁO: - O relógio tem vários tamanhos: (mostre novamente) pequeno de pulso, grande de parede... A cri¬ança também tem várias fases na vida: bebé - júnior -adolescente. Tem um ditado que diz assim: "O minuto é um milagre que não se repete". Precisamos aproveitar com sabedoria a idade da criança.
Nunca mais (nome da criança) será um bebé. Qualquer dia estaremos assistindo sua formatura de "Jardim de Infância." O tempo corre. Precisamos aproveitá-lo, fa¬lando de Jesus para a nossa criança. Testemunhando e ensinando. Nós não podemos usar o relógio de pulso na parede, nem o da parede no pulso por quê? Porque cada um tem a sua função. Cada qual só pode ser útil no seu devido lugar. Assim também são as crianças. Elas preci¬sam ser tratadas de acordo com a sua fase; uma criança de dez anos não gosta de ser chamada de "Meu bebé". Nem podemos exigir de uma criança de dois anos que se comporte à mesa como um adolescente ou adulto.
Quantas mães e avós estragam a criança por não lhe dar o devido trato. Exageros de carinho, ou de autorida¬de, estragam. Se dermos corda demais no relógio, va¬mos destruí-lo. A criança precisa de disciplina e carinho, na medida certa.

4a LIÇÃO - O relógio tem uma pequena máquina que o dirige lá dentro. (Colocar a máquina). Interessante, a máquina que dirige o relógio é menor que ele. A criança também tem dentro de si uma maquinazinha que o dirige. O seu coração, o seu espírito, que precisa conhecer, através da fé da mamãe, quem é Deus; quem é bom e a ama. Através dos hinos e da leitura da Palavra de Deus. A criança sente. Toda a criança gosta de cantar, ou que cantem o hino de sua preferên¬cia, para ela fazer os gestos. Faça isso para seu filho.

5a LIÇÃO - O relógio nos ensina a controlar o tempo; a ter um tempo útil: Existem mulheres, donas de casa, que passam o dia todo "enroladas", não conseguem arrumar a cama nem a lavar a louça do almoço. Fazem muita coisa o dia todo. E não conseguem termi¬nar nada. E ficam muito cansadas. O relógio nos ensina a aproveitar o tempo com sabedoria. Ter um tempo útil. (Eclesiastes 3.15). Deus pede conta do nosso tempo. Qual a qualidade do tempo que passamos com a nossa crian-


ça? O mais importante é a qualidade e não a quantida¬de de tempo que a mamãe, o papai, está com a criança. Do que adianta uma mãe, tia ou avó sentada diante de uma televisão o dia todo? Forçando a criança, ou o bebé, a ficar ali na sala diante do aparelho, pra ela, mamãe, ver o seu programa preferido? Como tem sido usado o nosso tempo com as nossas crianças? Com a família? A divisa da Amigos de Missões diz assim: "En¬quanto temos tempo, façamos bem a todos" (Gaiatas 6.10). Fazer bem, e não mal.

6a LIÇÃO - O relógio nos lembra que ele é o objeto mais olhado durante o dia. Não há quem aguente ficar sem o olhar. Quando não o tem, olha o do companhei¬ro mais próximo. O Salmo 27.11 diz assim: Ensina-me... É importante conhecer o caminho, para ensiná-lo à cri¬ança. Não só o caminho da salvação, que é o mais importante, mas o caminho da educação, do carinho, dos bons modos. O versículo diz: "Por causa dos que estão me olhando". Todos gostam de ver uma criança bem-educada. Pais educados ensinam coisas boas a seus filhos, principalmente como tratar aos irmãos na igreja, o coleguinha no colégio. Todos gostam de olhar uma criança esperta, mas educadinha. A criança com um aninho quase sempre gosta de bater, e às vezes somos nós que ensinamos, porque achamos bonitinho. Bater no brinquedo que o machucou, no irmãozinho que o está aborrecendo... Aí ele vai crescer achando que todo mundo que não faz a sua vontade tem mais é que apanhar.
Vai ser brigão no colégio e na igreja, "porque não leva desaforos para casa".
Então é a hora da mamãe ensinar: Bater não: cari¬nho... carinho...
Quantas crianças não têm quem diga: segure a co¬lher direito, não é assim. Sente-se direito, você é uma mocinha. Dê bom dia. Dê um beijo no vovô. Pequeninas regrinhas que ajudam a criança.
Temos visto na televisão a violência entre adolescen¬tes. Até mesmo meninas. Que ensinamentos tiveram de respeito à vida humana?

7a LIÇÃO: - O relógio tem ponteiros. (Colocar os ponteiros). Para que servem os ponteiros? Para apontar, para mostrar, para indicar. Já falamos que a criança segue o exemplo da mamãe, do papai, da professora... Ela imita. A Bíblia fala de duas mães que apontaram, indicaram um mau caminho para seus filhos. Eram vazias, de amor e de moral. Então passaram isto para seus filhos. Herodias: - (Marcos 6.22-24). Pas¬sou para sua filha maldade e morte.
A mãe do rei Acazías - (2Crônicas 22.3,4). Sua mãe foi uma má conselheira, então ele fez o que era mau ao Senhor. E o seu pai? Quem foi? O rei Jeorão. Tão mau que quando morreu não deixou saudades; (ZCrônicas 21.20). Mas a Bíblia fala de duas mães, entre outras, que souberam usar todo o tempo que estiveram com seus filhos para transmitir coisas boas, como a fé em Deus (2Timóteo 1.5). Lóide e Eunice. Que nós possamos pôr em prática as lições que o relógio nos dá; contar o tem¬po com sabedoria. Aproveitar bem o tempo, porque ele não volta atrás, não se repete. E nós vamos dar conta de todo o tempo que Deus nos dá, com as nossas crianças. Vamos repetir o Salmo 90.12? (Todas): "Ensina-nos a con¬tar os nossos dias de tal maneira que alcancemos cora¬ções sábios."

8a LIÇÃO: - Bem, vamos agora para a oitava e última lição que o relógio nos dá? Quando olhamos para os números do relógio, o que nos lembra sobre o primeiro aninho de (nome da criança), seus doze primeiros meses de vida?
(Para o desenvolvimento desta parte, é necessário que se proceda antes a uma pesquisa com a mãe, ou alguém próximo da criança que saiba bem de sua vida). Geralmente a mamãe tem por escrito tudo o que se passou neste período.

N2 l - (Coloque o n" 1) - Lembramos do seu l" mês de nascida: fraldas e fraldas. Com oito dias se virou na cama. Não quis saber de chupeta. Já co¬meçou a rir. Trocava o dia pela noite. BCG e... fraldas.

N2 2 - Lembramos do seu 2° mês de nascida. Fraldas e fraldas. Vaci¬nas tríplice e antipólio. Vira na cama.

Na 3 - Lembramos do seu 3" mês de nascida. Fraldas, já começa a que¬rer sentar. Fraldas, gracinhas.

N2 4 - Lembramos do seu 4" mês de nascida. Fral¬das. Gente! Começou a engatinhar. Mamãe ficou boba. Repetiu a tríplice e antipólio. Fraldas.

N2 5 - Lembramos do seu 5" mês de nascida. Fraldas e fraldas. E como babava. Acho que era dentinho à vis¬ta. Papinha de frutas, sucos.

N2 6 - Lembramos do seu 6" mês de nascida. Eu não disse? Ele apareceu! O primeiro dentinho... tão branqui-nho! Que surpresa para a vovó, que ficou tão feliz.

N2 7 - Lembramos do seu 7° mês de nascida. Fraldas e fraldas. Atenção, sua 1a arte: Quebrou o botão do som do papai, que ficou espantado, sim, mas furioso e aborrecido, não!

N2 8 - Lembramos do seu 8" mês de nascida. Fraldas e fraldas. Chupeta, não. Mas o dedinho, de vez em quan¬do, é bom chupar um pouquinho. E um bom tranquili¬zante. A criança precisa satisfazer sua fase oral, chupan¬do dedo ou chupeta.

Na 9 - Lembramos do seu 9" mês de nascida: Fral¬das? fraldas e fraldas. E por que não dizer? Hora da vaci¬na para sarampo. Esta vida de bebé... E dura. Cansa!

Nfi 10 - Lembramos do seu 10" mês de nascida: "Fraldas... Melhor não tê-las. Mas se não tê-las, como sabê-las?".

N2 11 - Lembramos do seu 11" mês de nascida. Sempre elas, presentes. Descartáveis ou não. As fral¬das. Fazer o quê? Atenção! Atenção! Uma surpresa: começou a andar, segurando na mesa, nos móveis... Gente... Mamãe nem acredita.

Na 12 - Lembramos do seu primeiro aninho. Bolo - Festa - Alegria e Carinho.

Elas sempre presentes... As fraldas. Mas que grande emoção: Vitória! Andou mesmo de verdade... Parece um robozinho, com os bracinhos pra cima, ou pra fren¬te. Obrigada, Jesus.
(Atenção): - É bom que uma mulher faça a palestra e outra bem serena e tranquila coloque a máquina, os ponteiros e os números do relógio.
(Para fazer esta última parte, também é necessária uma pesquisa com a mamãe, para saber os detalhes pessoais da criança.)
- Consegui uma entrevista exclusiva com (nome da criança), e fiquei sabendo o seguinte: (Nome da criança), descobriu que no seu primeiro ano de vida tem:

365 dias 8.760 horas 525.600 minutos 31.536.000 segundos Prato Preferido Música preferida Hobby

Cantora predileta _____________________ (mamãe, ou vovó etc...)
Dentista __________
Quantos dentinhos?__________________
O que mais gosta de falar?_______________
Quando foi apresentada na igreja? Que dia? Que
hora?
Com quem passaria um dia na ilha deserta?
(com mamãe, papai, a chupeta, o ur-
sinho branco de pelúcia). (Aqui se colocam as pessoas e as coisas de que a criança mais gosta: como frutas, brinquedos... etc).
Parabéns, querida aniversariante, e que Deus esteja presente em todos os seus dias, horas, minutos e segundos, ensinando-a a contá-los com sabedoria
achei na net  esta é a autora-NOEMIA MUNIZ CHAVES, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário