segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

versos ,poesias e História sobre a BÍBLIA



Lição didática para ilustrar e ensinar às crianças o quanto é importante tomar cuidado


com a Bíblia.
Cada criança leva uma dessas Bíblias e lê os versos relacionados(essas Bíblias são feitas de caixa revistadas em EVA, são muito simples de serem feitas)





(Bíblia Alegre)


Eu sou uma Bíblia feliz,


Sirvo sempre que sou desejada.


Meu dono me carrega com orgulho,


Pois dos crentes sou a espada.









(Bíblia Triste)


Eu sou a bíblia esquecida


Vivo triste em meu lar,


Meus donos vão para a igreja


E esquecem de me levar.





(Bíblia Suja)


Eu sou a Bíblia suja


Meu dono me deixa na estante


aberta no Salmos 91.


Pegando poeira constante!







(Bíblia Rasgada)


Dentro de mim está escrito,


Que sou como uma espada.


Mas minha dona me usa,


Pra no seu filho dar pancada.














(Bíblia esquecida)


Eu sou a bíblia mais famosa,


Sei que de mim,agora vão se lembrar.


Da Bíblia esquecida na igreja,


Após o culto terminar.
(Tenho para emprestar para professores Filadélfia)

 
A MINHA BIBLIA QUERIDA

(AUTORA - Waldemira Mesquita )


1) Se abro aqui no começo,


Leio sobre a criação.


2) Um pouco mais adiante


Fala de nosso pai Abraão.


3) Fala de Moisés, de Josué,


De Débora e também de Sansão.


4) De reis e muitos profetas,


Cujos nomes aqui estão.

 
5) Se no meio abro a Bíblia


O livro de Salmos ME dirá:“


O Senhor é o meu pastor,e nada me faltará”.


6) Agora vem o principal:


leio a vida de Jesus, meu Salvador, sem igual.


7) Mas os feitos dos apóstolos,


Aqui também nós achamos.


8) As treze cartas de Paulo


Que chamamos de cartas gerais.


9) E aqui o Apocalipse... Quantas riquezas encontramos!


10)Por isso amo a Bíblia,A Bíblia que Deus nos deu.


TODAS REPETEM JUNTAS:


Ela diz que Deus é Pai, e, salvo, sou filho seu. Assim feliz vou na vida,com minha Bíblia querida.


HISTÓRIAS SOBRE A BÍBLIA


1 – Eu acho que muitas vezes nós não valorizamos as Bênçãos espirituais. Hoje vamos falar sobre a Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela contém ensinamentos que nos fazem viver e crescer. Entretanto, nem sempre a usamos como é devido.

• Sugestão: Você poderá confeccionar capas de Bíblias de papelão para representar as personagens conforme o modelo ao lado:




1 – Dialoguemos com algumas Bíblias:


- Bom dia, Bíblia.


- Bom dia.


- Qual é o seu nome?


- Meu nome é “casa”.


- Casa? Que tipo de nome é esse? Eu nunca tinha ouvido esse nome.


- Ah! Eu me chamo assim porque meu dono nunca me leva à Igreja. Ele sempre se esquece de mim. Por isso sempre estou triste porque fico em casa.


- Será que é assim mesmo que você faz com sua Bíblia?



2 – Vamos falar com esta outra Bíblia.


- Bom dia, Bíblia Como vai você?


- Mal, muito mal.


- Por quê?


- Porque ninguém abre minhas páginas a fim de lê-las. A semana toda eu fico na estante de livros. Se por acaso alguém me abre, acho a luz tão forte, que chego a Ter dos nos olhos.


- Talvez esta seja a condição de sua Bíblia.


* Sugestão: Esta Bíblia deverá estar com óculos escuros

3 – Aqui está uma outra Bíblia. Fale bíblia. Você gosta de ir à Igreja?


- Achoooo... Não! Eu não gosto de ir à Igreja porque fico esquecida lá a semana toda. Então, fico coberta de pó... Sabé? Eu não gosto de ficar sozinha por longo tempo. Que tristeza, meu dono não me lê!


- Sua Bíblia tem esta mesma experiência?

* Sugestão: Esta Bíblia deverá estar coberta com talco simulando pó. Quando ela acabar de falar o texto: Então, fico coberta de pó... Sabe?, deverá bater no seu corpo para “sacudir o pó”.


4,5,6 – Que pena! Estas três Bíblias tem um olhar muito triste, também.


- Quais serão seus problemas?


- Meu dono pensa que eu sou uma almofada. Ele sempre se senta sobre mim.


- E você?


- Eu pertenço a um menino. Quando ele me leva à Igreja, usa-me como seu eu fosse uma bola. Eles me jogam e me deixam cair e eu estou ficando muito gasta.


- E certamente você tem uma grande história para contar.


- - Tenho, mas me sinto muito mal. Sinto muitas dores, porque meu dono me usa para bater na cabeça das pessoas. Fiquei muito surpresa quando isto aconteceu pela primeira vez. E com a continuação minhas páginas começaram a cair. Creio que meu dono vai logo jogar-me fora.


- Espero que estas não sejam sua Bíblia.

* Sugestão: Estas três Bíblias deverão estar com o corpo cheio de esparadrapos e curativos.



7 – Esta é a minha Bíblia. Ela é a Palavra de Deus. Através dela Deus conosco. Nós precisamos cuidar dela e usá-la somente com grande respeito. Muitas pessoas não tem o privilégio de Ter uma Bíblia.


Agradeçamos a Deus por Sua Palavra e vamos usá-la com sabedoria para que vivamos e cresçamos diariamente.


(Tenho as figuras)






2 comentários:

  1. gosto de fazer estes na aula de introdução a bíblia. Mesmo sendo alunos adulto eles amam.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz.
    Este material e muito bom,o formatos com e feito e atraete para as crianças.

    ResponderExcluir