quarta-feira, 20 de abril de 2011

O que devemos pensar ao fazer uma EBF

O que devemos pensar ao fazer uma EBF

A primeira coisa que devemos pensar ao fazer uma EBF é qual o seu propósito.
A EBF deve fazer parte de um programa anual com as crianças.
E não ser o principal evento infantil do ano. O evangelismo e discipulado infantil eficiente é aquele que trabalha com poucas crianças por um ano inteiro, ao contrário de muitas crianças em apenas algumas horas, como é o caso da EBF. Então não pense que em uma EBF você ganha para Jesus uma criança. “Ganhar para Jesus” é um conceito que só poderemos observar ao longo de um ano trabalhando com as crianças.
Uma EBF tem brincadeiras, jogos, shows, comida e bebida e no final cada criança ganha um presente. Depois de tudo isso vem a pergunta mágica: quem quer aceitar Jesus! Claro que todas as crianças irão levantar a mão depois de brincar, comer e ganhar presentes. Imagine os ateus fazendo a mesma coisa e, indicando que Deus não existe, no final perguntam quem não quer mais acreditar em Jesus? Com certeza as mesmas crianças levantariam a mão. Não sou contra o apelo para que uma criança aceite Jesus. Só quero mostrar que o calor de uma EBF, com as brincadeiras, presentes e comes e bebes, não é um bom critério para você voltar para casa achando que ganhou um monte de crianças para Jesus. Faça a EBF e faça sim o apelo para aceitarem Jesus. Mas vá além, crie um programa para acolher estas crianças por um ano todo, se reunindo aos sábados para jogar bola e estudar a Bíblia. Ai sim começou a ganhar as crianças para Jesus!
O propósito de uma EBF deve ser proporcionar um momento de lazer com estudo bíblico para as crianças. Uma ação de impacto evangelístico. Mas temos que ir além do impacto e atuar no discipulado, no dia-a-dia, ao longo de um ano no mínimo. E é por isto que além da Escola Dominical nós estamos trabalhando um culto por mês com as crianças. Sendo assim teremos mais reuniões, pois precisamos marcar ensaios etc. trazendo a criança a participar o ano todo e reconhecer que realmente podem ser de Jesus.
 O propósito de uma EBF não deve ser ganhar crianças para Jesus, mas apresentá-las a Palavra e convidá-las para participar dos eventos da igreja. Caso você não tenha como acolher na igreja ou em um programa de evangelismo pelo menos algumas crianças que irão participar da EBF, não deixe de fazê-la. Mas tenha certeza que soltar um apelo para a criança aceitar Jesus e depois não dar continuidade por um discipulado não é uma obra completa.

2. Planejamento

Antes de pensar nas atividades em si faça dois resumos traçando pontos importantes e que ajudarão a definir as atividades com mais clareza.

2.1 Plano geral

Normalmente a primeira pergunta é sobre qual atividade vai ser feita. Mas esta deve ser a última pergunta. No final eu dou uma lista de sugestões com atividades. O motivo é simples, como vou saber quais atividades fazer se ainda não sabemos quem é a equipe e o público estimado e principalmente qual o espaço e o tempo para as atividades. Mesmo que você saiba as coisas de cabeça, ponha tudo no papel. Para o plano geral, responda quatro perguntas:

Quem é a equipe de trabalho?

Quem vai estar disponível no dia para a
EBF e antes para prepará-la. Não pense apenas nas pessoas que vão ficar diretamente com as crianças, mas quem vai ajudar com a compra e preparo do material ou os lanches. Explique que o tempo da equipe é importante antes e durante o evento, e não só durante. Defina os papéis de cada um combine tudo certinho. Normalmente uma EBF deve ter os seguintes papéis:
>Quem vai falar na frente: puxar as atividades, dar os avisos e falar na frente. Pode ser mais que uma pessoa, mas que fale um por vez e que tenha voz forte, mesmo se for usar microfone.

>Quem vai apoiar junto às crianças: estar entre as crianças controlando o silêncio, levado no banheiro e ajudando a formar filas, rodas, puxando torcida e com o foco exclusivo nas crianças.

>Quem vai ser apoio geral: são as pessoas que ficarão no trabalho dos bastidores com o material, o lanche, a segurança, e as atividades que não são diretamente com as crianças.
Não deve existir ninguém sem função e todos devem saber que é o coordenador a quem irão prestar contas.
Um lembrete importante é que ninguém deve ficar melindrado (chateado, frescuriti, bravinho) se for cobrado por não estar cumprindo o combinado. Por isso deixe tudo combinado de maneira clara com a equipe.
A equipe de apoio junto às crianças deve estar focada em quem esta na frente falando e no que esta dizendo. Se for hora das crianças ouvirem a equipe de apoio deve garantir o silêncio. Na hora de fazer torcidas, os tios do apoio devem ser os primeiros a animar. Se quem esta falando pede uma fila ou roda, a equipe de apoio deve ser quem esta junto às crianças agilizando o que foi pedido.

Qual o nosso público estimado?

Aqui você vai estimar quantas crianças e qual a faixa etária. Normalmente você já tem uma idéia e deve criar a sua programação
em cima desta estimativa preliminar. Calcule o número somando as crianças da igreja mais os convidados, depende muito da comunidade que você participa e como vai divulgar. Uma maneira de fazer uma estimativa aproximada é divulgar e pedir para as crianças fazerem uma inscrição gratuita, mas mesmo assim ainda é estimativa e esteja preparado para mais ou menos crianças.

Que espaço(s) tem disponível?

A
EBF vai acontecer na quadra, campo, templo ou estacionamento da igreja? Espaço coberto ou aberto. Visite o espaço e verifique os perigos como buracos, fios descascados, entulho, e outros possíveis locais que possam trazer risco as crianças. Prefira o chão de areia ou grama em vez de cimento para as atividades de corrida. Separe o local para os momentos com atividades com todas as crianças juntas e para os momentos que vai dividir as faixas etárias. As crianças perdem a atenção facilmente, então quando for explicar uma brincadeira ou contar uma história prefira um fundo neutro (muro, barranco, parede), pois qualquer coisa que passar atrás de quem estiver falando pode tirar a atenção das crianças. Isso serve para a equipe de apoio, que não deve ficar conversando enquanto um tio passa explicações ou conta uma história.

Qual o tempo total que iremos realizar o programa?

Quanto tempo vai ficar com as crianças na
EBF. A programação é uma parte do dia (manhã ou tarde), o dia todo, mais que um dia. Acerte o tempo total do programa com a equipe. Não esqueça que o tempo total da programação, para a equipe, inclui o tempo de preparo no dia, ou nos dias anteriores, e não só o tempo com as crianças na EBF.

2.2 Plano de atividades

Agora que já pensou no tempo total, vamos dividi-los em blocos. Mas ainda não vamos definir as atividades, apenas os blocos de programa. O tempo de cada bloco ou até a repetição de um dos blocos vai depender do tempo total da sua programação. Mas é importante que tenha pelo menos estes momentos que descrevi abaixo.
Antes da EBF

Bloco 0 – Preparando

Este é o momento, ou os momentos, antes da
EBF. Devemos considerar o tempo de compra e preparo de material, lanche, jogos, histórias, ensaio. A equipe deve chegar no mínimo uma hora e meia antes do começo no dia do evento. Inclua neste bloco um tempo de oração com a equipe e o preparo adequado do ensino bíblico seja história, teatro ou outra maneira de transmitir a mensagem. Use linguagem simples, boas analogias e não se esqueça de destacar alguns conceitos trazendo exemplos práticos. Por exemplo: se vai falar de obedecer aos pais (2 Tm 3.2) fale do dia-a-dia da criança quando os pais pedem para fazer lição de casa, não falar palavra e não brigar com os irmãos, tomar banho e dormir na hora certa. Pense em tudo antes, ponha no papel e se dedique ao preparo.

No dia do evento

Bloco 1 – Recepção e quebra-gelo

A recepção é o momento quando as crianças estão chegando e vocês darão as boas vindas, explicam o que vai acontecer e que horas vai terminar. Fale com os pais que porventura estejam por ali. Anote os nomes e endereço e telefone em uma planilha para posterior contato e coloque uma etiqueta (ou crachá) com o nome da criança. E chame as crianças pelo nome toda vez que se dirigir a uma delas, é para isso que serve o crachá.
Eu gosto de quebrar gelo cantando e dançando musicas infantis com as crianças. (musicas da Cristina mel, Ana Paula Valadão e outras)a brincadeira eu deixo por ultimo.Porque as crianças ficam muito agitadas.Mas você escolhe o que for melhor.
O quebra-gelo é uma atividade com todos juntos, pode ser um louvorzão ou algum outro jogo. Antes de ir para o próximo bloco, separe as crianças por faixa-etária, minha sugestão é 3 a 6 anos, 7 a 11 anos e 12 a 15. Crianças de 0 a 2 anos mais atrapalham que ajudam quando pensamos em jogos recreativos, então ou crie um espaço dedicado a eles, com alguns tios para coordenar, mas que os pais ou irmãos mais velhos fiquem com os bebês. Não se responsabilize por crianças desta faixa etária se não tiver um espaço e uma equipe adequada para bebês. E para os de 16 anos para cima, ou ponha para ajudar ou faça um programa especial para eles, mas ai já foge do formato de EBF.


Bloco 2 – Ensino bíblico

Agora sim é a hora de ensinar a Bíblia. Aqui você pode voltar a unir todas as faixas etárias
ou manter a divisão, depende do que pretende fazer. O ensino bíblico pode ser uma simples história destacando conceitos importantes. Pode ser teatro, dinâmica, fantoche, flanelógrafo ou multimída. E ainda pode ser uma dinâmica mais elaborada como o Quadro Cênico, peça de teatro como Ladrão da Alegria. O importante é que neste momento as crianças sentem e ouçam a Palavra. E que alguns conceitos sejam destacados levando as crianças à prática no dia-a-dia.

Bloco 3 Estudo em pequenos grupos

Esta é parte mais importante da
EBF. É quando a equipe vai sentar com as crianças para ouvi-las. No bloco anterior as crianças receberam uma mensagem e agora elas devem ser questionadas com perguntas como: Vocês entenderam a mensagem? Tem alguma dúvida? Como você pode aplicar em sua vida os conceitos que ouviu? E além de ouvir as crianças, os tios devem conduzir a conversa tirando as dúvidas e direcionando o foco da lição. Mas é um momento em que a equipe mais ouve do que fala, e no final ora com as crianças. O pequeno grupo deve ser de um tio para cada 8 a 15 crianças. Caso a sua equipe seja pequena, tente convidar mais pessoas para ajudar só na hora dos pequenos grupos.

Bloco 4 – Recreação e esportes

Com as faixas etárias separadas, cada equipe deve realizar atividades recreativas e esportivas como futebol, vôlei, queimada, taco ou polícia e ladrão. Estas são atividades simples e que todos conhecem. Se quiser inovar tente um Caça ao Tesouro.
Este deve ser o momento da brincadeira, da gincana, do esporte e principalmente do relacionamento entre os tios e as crianças. Não se preocupe em ter necessariamente, neste bloco, uma atividade com analogia bíblica. Invista na amizade com as crianças, divirta-se junto com elas, que depois na hora do ensino elas te ouvirão melhor e mais atentas.

2. Atividades

Os pontos 1 e 2 levam você a por tudo no papel, agora vamos definir as atividades. De preferências para o simples e prático, para os jogos que as crianças já estão acostumadas. Claro que pode inovar e fazer uma atividade mais elaborada, mas eu creio que o investimento maior é no relacionamento entre tios e crianças, e não em uma brincadeira super legal. Não adianta ter um jogo ou brincadeira especial se não vai se relacionar adequadamente com as crianças. Na impossibilidade de fazer algo espetacular algumas pessoas deixam de fazer algo simples, mas possível. Faça o que esta ao alcance de suas mãos agora.


Bloco 5 – Finalizando
Pode ter o do programa a competição “Grito de Guerra”. Pode substituir pelo versículo memorizado. Eu gosto mais
Os participantes serão informados na abertura da EBF que todas as classes (com exceção dos adultos) estarão competindo entre si da seguinte forma:
• Comportamento da classe no templo;
• Comportamento da classe em sala de aula que será observado pelos monitores;


Junte todas as crianças e de uma mensagem final sobre a importância do que aconteceu e principalmente sobre a continuidade do trabalho com elas, convide-as para o culto, reuniões.
Antes de encerrar dê um lanche e suco, entregue os presentes e faça um social com as crianças o grito de guerra e os pais batendo papo, perguntando o que acharam e motivando-as a continuarem frequentando as atividades na igreja.

PRIMEIRO DIA
Criação Perfeita - Dourado
14h  - Abertura no templo
– Receber as crianças com musicas infantis alegres
– Oração
– Tema, divisa, hino oficial 
- Grito de Guerra ou versículo para memorizar

– Divisão em classes
14,30 h  Atividades em classe
– Versículo para memorizar 
– Falando sobre a história Criação Perfeita - Dourado
– Fixando a história
- Recreação
- Lanche 
– Oração Final
15,30h  Retorno ao templo
- Louvor
- Avisos Convite para estarem na EBD
- Oração Final
- Grito de Guerra

SEGUNDO DIA
Escuridão do pecado - página suja
 (PRETO OU CINSA, OU MARRON).
14h  - Abertura no templo
– Receber as crianças com musicas infantis alegres
– Oração
– Tema, divisa, hino oficial 
- Grito de Guerra ou versículo para memorizar

– Divisão em classes
14,30 h  Atividades em classe
– Versículo para memorizar 
– Falando sobre a história Escuridão do pecado - página suja

– Fixando a história
- Recreação
- Lanche 
– Oração Final
15,30h  Retorno ao templo
- Louvor
- Avisos Convite para estarem na EBD
- Oração Final
- Grito de Guerra
 - Se tiver gincana é nesta hora
– Oração Final

TERCEIRO DIA
Sacrifício perfeito de Cristo - Página vermelha
14h  - Abertura no templo
– Receber as crianças com musicas infantis alegres
– Oração
– Tema, divisa, hino oficial 
- Grito de Guerra ou versículo para memorizar

– Divisão em classes
14,30 h  Atividades em classe
– Versículo para memorizar 
– Falando sobre a história Sacrifício perfeito de Cristo - Página vermelha

- Recreação
- Lanche 
– Oração Final
15,30h  Retorno ao templo
- Louvor
- Avisos Convite para estarem na EBD
- Oração Final
- Grito de Guerra
 - Se tiver gincana é nesta hora
– Oração Final

QUARTO DIA
Perdão Divino - página Branca

14h  - Abertura no templo
– Receber as crianças com musicas infantis alegres
– Oração
– Tema, divisa, hino oficial 
- Grito de Guerra ou versículo para memorizar

– Divisão em classes
14,30 h  Atividades em classe
– Versículo para memorizar 
– Falando sobre a história Perdão Divino - página Branca

– Fixando a história
- Recreação
- Lanche 
– Oração Final
15,30h  Retorno ao templo
- Louvor
- Avisos Convite para estarem na EBD
- Oração Final
- Grito de Guerra
 - Se tiver gincana é nesta hora
– Oração Final

QUINTO DIA
Esperança de vida Eterna - página verde

14h  - Abertura no templo
– Receber as crianças com musicas infantis alegres
– Oração
– Tema, divisa, hino oficial 
- Grito de Guerra ou versículo para memorizar

– Divisão em classes
15h  Atividades em classe
– Versículo para memorizar 
– Falando sobre a história Esperança de vida Eterna - página verde

– Fixando a história
- Recreação
- Lanche 
– Oração Final
14,30 h  Retorno ao templo
- Louvor
- Avisos Convite para estarem na EBD
- Oração Final
- Grito de Guerra
 - Se tiver gincana é nesta hora
– Oração Final


(adaptado)não me lembro de onde peguei se for seu me avise

Nenhum comentário:

Postar um comentário