domingo, 5 de junho de 2011

Dia do Pastor PROGRAMA



Apresentador - (Todos os participantes deverão estar na frente - tipo mesa redonda)
Certo dia perguntaram a um menino: Aquele homem ali é o seu pai? A reação do pequeno foi veemente e imediata: Meu pai não é um homem, viu? É um pastor...Para aquele menino, o pastor era alguém superior ao que entendia ser um homem!
É assim que desejamos encarar você, estimado pastor. Alguém especial, muito especial!

Nesta noite (ou tarde) quando estamos comemorando o Dia do Pastor, gostaríamos de ouvir dos vários segmentos que são sempre beneficiados pela ação do pastor, quais são suas opiniões e qual a importância do ministério.

Começamos por uma criança:

- O que você diria a um pastor neste dia?

Criança - (fala) Pastor, você se preparou na escola de teologia para dirigir a Igreja. É muito bom tê-lo em nossa igreja. Eu o admiro porque estuda a Bíblia e sabe bastante de Jesus.

Gosto de ouvi-lo quando fala de Jesus, quando anuncia o evangelho e quando canta louvores a Deus.

O que acho de mais bonito em você é quando o vejo demonstrando amor a todas as pessoas que precisam da salvação em Jesus. Agradeço muito a Jesus por ter um pastor como você.

Apresentador - Você sendo juvenil, como expressaria sua opinião sobre a influência de um pastor?

Juvenil - Ele me mostra constantemente o caminho da salvação e o horizonte quando as nuvens dos problemas cerram a minha face juvenil.

Faz-me Ter certeza de que a vida não deve ser derrota, mas vitória. Faz-me ver que o caminho de Deus não é uma dúvida, mas uma certeza!

Na minha idade de aventura, às vezes falho, mas ele me mostra que em Cristo tenho perdão. Neste mundo conturbado, preciso de algum pastor que me compreenda e me oriente e que não me deixe no vale das decisões.

Pastor, obrigado por tudo que você faz por minha vida, alegria e salvação!

(Música instrumental - sem anunciar)

Apresentador - Jovem, você como líder J A de nossa igreja, como descreveria os efeitos da obra pastoral em sua vida?

Jovem - Parei para me perguntar o que fiz dos bons conselhos recebidos de um pastor, dos incentivos, da mão no ombro, até de seu sorriso simpático.

Não sei se perpetuei a transmissão desse sorriso para aqueles que necessitam, ou se acalmei corações perturbados dando vazão de um pouquinho de precioso depósito ajuntado, através de pequenos atos do dia a dia que se transformaram em firmes caracteres.

Obrigado, pastor. Você me fez compreender quem é Deus através de seus ensinos, sua bondade e de seu otimismo.
Quero dizer-lhe que jamais será esquecido, pois está dentro do meu coração, da minha mente, por toda a vida, seguirei seus passos porque um dia quero ver face a face o Deus que você me mostrou.

Agora, um pedido, não sei se deveria, pois hoje o dia é só seu. Mas peço-lhe: continue dando ao mundo atribulado grandes medidas de fé e amor.
Nosso mundo é caracterizado pela falta de amor de uns para com os outros.
Onde se faz necessária a atuação de faróis de salvação para iluminar os navegantes deste mar humano que está permeado de rochedos mortíferos. Esta luz deverá guiar-nos até o porto seguro do Grande Mestre.

Apresentador - Você do grupo de secretárias (professoras, obreiras bíblicas, funcionárias da organização Adventista) como vê a atuação de um líder espiritual?

Secretária - A comunicação é um meio de desenvolvimento da personalidade. É através do diálogo que a personalidade é desenvolvida. Todos nós somos seres sociais e isso faz com que necessitamos de diálogo.

Com a entrada do pecado no mundo, aquele diálogo de forma direta foi interrompido e uma barreira muito grande foi posta entre Deus e o homem, e este foi único prejudicado, pois ficou impossibilitado de conversar com o Pai.

Foi assim que surgiu a necessidade de existir alguém de forma pessoal, que nos contasse sobre o amor de Deus, o Pai. Alguém que nos conduzisse à escola de Cristo para que como mestres possamos educar sabiamente as crianças e jovens.

Alguém que nos mostre que se conservarmos nossa própria alma no amor de Deus saberemos exercer a graça da paciência e da suavidade cristã.

Alguém que nos faz compreender que nos cabe importantíssimo campo a cultivar na vinha do Senhor .

Alguém que nos leve a erguer Deus o coração na sincera súplica: Senhor, sê Tu o nosso modelo, para que olhando a Cristo, executemos a nossa obra.

Pastor, nesse dia todo especial, queremos mostrar a importância de ter você dedicado a sua vida para, através do diálogo e das ações, nos mostrando o caminho que nos leva ao maior amor.

Que Deus o bendiga.

Apresentador - Mais que outros, você que mais desfruta da companhia e do amor de um pastor, visto que seu pai é um deles, o que nos tem a dizer?

Filha do Pastor (Se for filho mudar os dizeres)

Para mim sempre foi o maior prazer ser filha de pastor. Sempre foi muito acompanhar meu pai, vê-lo dar estudos bíblicos, pregar, visitar pessoas em seus lares, orar com as pessoas e realizar séries de conferências.

Sinto-me honrada em contempla-lo sempre falando sem cessar sobre o amor de Jesus.
Lembro-me com grande satisfação, quando bem pequena, meu pai ensinou-me um hino do Hinário Cantai ao Senhor. O Sr. se lembra, pai? Foi o n° 536 - Deus sempre me ama (substitua colocando o hino que realmente o seu pai lhe ensinou). É muito bom poder confiar naquilo que meu pai diz. Sabe, papai, através de seu viver, aprendi a confiar em Jesus.

Se pudesse escolher, gostaria de no futuro ser esposa de pastor, pois assim continuaria a minha vida ao lado de um pastor.

A única coisa que não gosto é quando alguém diz: Não faça isso. Você é filha de pastor. Ora, sou filha de pastor, mas não se esqueçam que ainda cometo erros, apesar de cada dia procurar ser semelhante a Jesus.

Papai, saiba que para mim ter um pai pastor, foi um grande presente de Deus me deu. O meu maior desejo é que o senhor continue sempre com esse entusiasmo e dedicação na pregação do evangelho.

Existem muitas pessoas ansiosas para ouvir de Jesus e desejam a vida eterna.

Papai! Também quero falar de Jesus, porque o meu maior desejo é que Jesus volte logo.

Vamos apressar aquele dia!

Mensagem musical

Apresentador - Você faz parte de uma equipe pastoral, por anos tem procurado realizar parte da mesma obra, que depoimento nos traria?

Esposa de Pastor - Um dia fiz uma escolha muito importante na vida: ser esposa de pastor. Sublime escolha... imensa responsabilidade, significa partilhar de uma vida cujas exigências são mútuas.

Essa escolha envolve ser modelo em buscar a Cristo, vivenciar o cristianismo no lar e fora dele; semear alegria, mansidão, equilíbrio, amizade sincera e bom senso.

Onde o elemento mais importante na qualificação da esposa do pastor é justamente o que ela é em si mesma.

Hoje, como esposa de pastor me sinto muito feliz. Sou a esposa que construiu para mim um lar e não uma casa. Sou a esposa do pastor que tem como esposa e companheira e não simplesmente uma mulher.

Sou a esposa do pastor que ama os nossos filhos, que cuida deles e ora constantemente por eles, sou a esposa do pastor que ama a sua igreja, chorando com os que choram e sorrindo com os que estão felizes e que, por amor a esta igreja, chama o pecado pelo nome.

O pastor que vibra em ensinar os jovens, tentando mostrar-lhe que o caminho da pureza do corpo e da mente continua sendo o caminho para o céu.

O pastor que, sobretudo ama e respeita seu superior que é Jesus, mesmo levado ao cansaço e muitas vezes com lágrimas nos olhos, não consegue se imaginar desligado desta obra que abraçou por amor.

É gratificante como esposa de pastor participar direta ou indiretamente deste empenho de atividades constantes, com o único objetivo de salvar almas para Cristo.

Adquirindo paciência, desprendimento, prontidão, para amparar com amor e carinho este homem que um dia foi separado por Deus.

Sou feliz como esposa de pastor e como ovelha do seu rebanho

Apresentador - (Dirigindo-se para um ancião de igreja ou a um pastor aposentado)
Ninguém melhor que o senhor para neste dia dar uma palavra ao pastor, uma vez que possui experiência e sempre esteve junto ao ministério, apoiando e participando do progresso da causa de Deus?

Ancião - Uma vocação gloriosa!

Para mim é um grande prazer nesta oportunidade falar sobre esta gloriosa vocação que é o ministério. O amor que Cristo deu a Sua própria vida para resgatar.

A mais elevada de todas as obras é o ministério em vários ramos, e deve ser mantido sempre presente no espírito dos jovens, que não há obra mais abençoada por Deus do que o ministério evangélico... Obreiros Evangélicos, p.60.

O ministro dedica a obra mais sagrada, mais árdua, mais dedicada, mais cansativa e mais importante.

Em poucas palavras, tem o seu cargo uma tarefa sobre-humana. Não é surpreendente, então, que para uma tarefa de tal magnitude, sejam necessários, os melhores jovens?

Você já pensou o que o pastor desempenha a parte essencial e heróica de quase todas as profissões?

O médico cura o corpo, o pastor cura a alma.

O médico cuida da saúde física, o pastor da saúde espiritual.

O médico procura livrar da morte temporal, e o pastor da morte eterna.

O advogado pleiteia sobre assuntos materiais, o pastor está encarregado do capital ministério da reconciliação.

O professor transmite conhecimento de sua cátedra, o ministro ensina a ciência das ciências: a SALVAÇÃO.

O engenheiro constrói monumentos que parecem, o ministro edifica caracteres.

O militar combate, o ministro luta contra o mal, tendo como general: Cristo.

Por que me referir ao ministério como uma vocação gloriosa?

1° - O MINISTÉRIO É UM CHAMADO DE DEUS

Disse Raymond Calkins: Nesta profunda convicção de ter sido chamado por Deus... deve proporcionar ao ministro a paixão, o idealismo, a liberdade que será o segredo de seu gozo e de seu entusiasmo inesgotável, e que lançará uma força poderosa para o êxito de seu ministério.

2° - DESEMPENHA FUNÇÕES SAGRADAS


O ministro deve ser santo quando batiza uma alma, quando une duas vidas no sagrado laço do matrimônio, quando ministra a santa ceia, quando prega a Palavra de Deus, quando exorta, quando chama o pecado pelo nome, quando preside na igreja, quando entrega à terra o corpo sem vida.

3° - DEDICA SUA VIDA AO SERVIÇO DOS OUTROS

Muitos perguntam qual é a mola mágica que impulsiona a vontade do pastor e o impele a trabalhar com energia, entusiasmo e carinho, apesar de todas as dificuldades e problemas? É a íntima convicção de que o tempo, a energia e a vida todos são oferecidos no altar do serviço de Deus e de seu próximo.

4° - Nesta hora de crise, quando o retorno de Cristo está prestes a acontecer, há milhares de pessoas que precisam saber do plano da salvação e de como também participarem da vida eterna.

Assim, caro pastor, a tarefa mais urgente é pregar o evangelho para que Cristo volte logo!

5° - O MINISTÉRIO TEM ALEGRIA NA SUA MISSÃO

A maior alegria no ministério é salvar almas para Cristo. Não existem aquém do céu maior felicidade do que encaminhar almas para o reino dos céus.

Prezado Pastor, para que o senhor alcance seus objetivos, é essencial algo mais que um mero conhecimento dos livros, é necessário uma vida de consagração, de entrega total a Cristo, de comunhão pessoal e dedicação do tempo e do talento para o engrandecimento da obra de Cristo na terra.

Apresentador - Pastor, rogamos ao Altíssimo que Sua bênção o acompanhe e pela graça do Espírito Santo suas palavras levem vida a muitas pessoas, cujos anseios ainda não estão afinados com o autor da vida.

Ao findar a história deste mundo, ao usufruir as delícias do céu, possa encontrar lá os frutos dos seus labores, compartilhando a felidade plena, com aqueles que sob sua influência tiveram o privilégio de conhecer a Jesus e aceitá-lo como seu salvador pessoal.

O Pastor e a família deverão vir à frente e neste momento será proferida uma oração em favor da família pastoral.

Após a oração o pastor e a família saem e ficam a porta para receber os cumprimentos.
RECEBI POR EMAIL DE TROCAS DE ATIVIDADES BÍBLICAS

2 comentários:

  1. Uma benção esse programa para o dia do pastor,ótima idéia,principalmente porque envolve todas as categorias de pessoas da igreja e a homenagem fica completa e o pastor sentirá bem mais valorizado.Parabéns por esse conteúdo que veio para nos edificar.

    ResponderExcluir
  2. eu tb gostei muito.Obrigada por estar aqui e mande algo novo que vc gosta para eu postar.Não esqueça a fonte de ondde pegou bjs

    ResponderExcluir